O Programa de Proteção Respiratória (PPR) é um conjunto de ações e medidas implementadas por uma empresa ou organização para garantir a saúde e segurança dos seus funcionários no ambiente de trabalho, especificamente com relação aos riscos protegidos. O objetivo do PPR é prevenir e controlar doenças e lesões relacionadas à exposição a agentes controlados no ambiente de trabalho.
O PPR geralmente inclui uma identificação de fontes de riscos supervisionados no ambiente de trabalho, uma avaliação da exposição dos funcionários a esses riscos, a implementação de medidas de controle e monitoramento contínuo da exposição e saúde dos funcionários. Isso pode incluir medidas como a instalação de equipamentos de ventilação, a utilização de equipamentos de proteção respiratória, a prestação de treinamentos sobre segurança e saúde no trabalho e monitoramento de fatores de risco, como a exposição a agentes químicos e físicos no ambiente de trabalho.
Outras medidas incluem a elaboração de planos de emergência para lidar com situações de emergência, a implementação de políticas e procedimentos para garantir a conformidade com regulamentos e leis completas, e a realização de auditorias e avaliações de desempenho para garantir a eficácia do programa.
O PPR é importante para garantir a saúde e segurança dos funcionários, especialmente aqueles que estão expostos a complicações médicas, e também pode ajudar a reduzir os custos com afastamentos do trabalho e benefícios médicos relacionados à saúde ocupacional